sexta-feira, 13 de maio de 2011

RESENHA DO LIVRO "A IDADE MEDIA EXPLICADA AOS FILHOS"

LE GOFF, Jacques. A Idade Média explicada aos filhos. Rio de Janeiro: Argila. 2007.
O livro “A Idade Média explicada aos meus filhos ”foi escrito por Jacques LE GOFF, um historiador francês especialista em Idade Média, teve a tradução de Hortência Santos Lencastre, lançado no Rio de janeiro de 2007, pela editora Agir.
LE GOFF, no livro “A idade Média explicada aos meus filhos” teve por objetivo explicar como se dava a relação da Idade Média ‘boa’ ou ‘má’ e como isso era visto.
Num primeiro momento LE GOFF já aplica esse conceito num período em que os senhores oprimiam seus camponeses, dando esse fato como Idade Média ‘má’.
“Existe, é verdade, uma Idade Média “má” os senhores oprimiam os camponeses a igreja era intolerante e submetia os espíritos independentes (que eram chamados de ‘hereges’) à Inquisição, que praticava a tortura e matava os revoltosos nas fogueiras... ”(p.p18-19).
Mas LE GOFF, também deixa claro a Idade Média ‘boa’ tem varias passagem do seu livro, destacando ela por sua beleza e influencia de cultura e do imaginário do povo.
“No entanto, existe também a ‘bela’ Idade Média, presente, principalmente, na admiração das crianças:diante dos cavaleiros,dos castelos fortificados,das catedrais,da arte românticas e da arte gótica,da cor (dos vitrais,por exemplo)e da festa”(p.p.19).
Seguindo esse contexto de ‘boa e má’ LE GOFF, sugere isso também a imagens aos cavaleiros na literatura; que eram vistos como maus, como por exemplo, o traidor de Ganelon, na canção de Rolando; é outro que tinham a imagem de bons como o Lancelote.
“A Idade Média gosta de descrever um mundo onde se opõem os bons e os maus, onde se desenrola um combate entre os anjos e os demônios “(p.p.35).
O autor fala sobre os castelos e as catedrais da Idade Média, ressaltando sobre sua função, mais continuando com essa questão da’ boa imagem ‘boa e má’ que a Idade Média nos deixou.
“Você tem razão: tanto para as crianças quanto para os adultos, o castelo fortificado também faz parte da ‘bela’ Idade Média” (p.p.41).
“Os progressos técnicas, a busca de grandes espaços, o uso cada vez mais desenvolvidos do ferro e de mentais diversos, permitem o nascimento, ao século X ao XIII, das grandes catedrais que são chamadas de ‘góticas’. Acho que já disse que ‘gótico’ significa ‘bárbaro...”. (p.p 47.48).
Passando para a sociedade LE GOFF, deixa claro que a Idade Media ‘má’ está mais presente nesse assunto do que qualquer outro que ele tenha citado no livro.
“Ate aqui, falamos principalmente, da ‘bela’ Idade Media, mas há também coisas menos belas. Por exemplo, quando dizemos ‘sociedade feudal’ é sempre para condenar a Idade Média” (p.p 53)
“Infelizmente não: as cidades da Idade Média eram também habitadas por inúmeros pobres, e essa pobreza é certamente um dos pontos negros daquilo que chamamos no começo de Idade Média ‘má’”. (p.p 61)
LE GOFF aborda sobre como a religião era aplicada e deixou uma imagem negativa ate hoje para a Idade Média.
“Juntamente com a Inquisição e sua repressão contra os hereges, o antijudaismo é um grande erro da Idade Média’. (P.P 86)
“Quer dizer que o balanço das cruzadas é muito negativo...
Em todo caso, elas não deixaram nada de positivo!Custaram caro em meios e em homens, e provocaram nos mulçumanos fortes rancores, ainda existentes nos dias de hoje”.(p.p 88)
LE GOFF com o livro “A Idade Média explicada aos meus filhos fala exatamente sobre essa visão da Idade Média ‘boa’ ou ‘má’ e nos deixa bem claro sobre isso em varias assuntos de seu livro, facilitando assim para o leitor leigo do assunto um melhor entendimento sobre o que foi a Idade Média numa leitura de fácil compreensão e de uma linguagem simples.

Um comentário:

  1. Iniciativa muito boa, livro excelente, porém, esta resenha contém diversos erros ortográficos e você demonstrou um pouquinho de dificuldade na estrutura do texto.
    Enfim, parabéns pelo empenho!!

    ResponderExcluir