sexta-feira, 13 de maio de 2011

FICHAMENTO DO LIVRO "A REVOLUÇÃO FRANCESA"

SOBOUL,Albert:A Revolução Francesa.São Paulo:Difel,2003
O livro de Soboul fala que existiu dói problemas centrais que causara a Revolução Francesa,uma é a transição do feudalismo para o capitalismo e a outra é problema de ordem particular,ou seja,a sociedade da época e qual a característica da Revolução Francesa.
No final do século XVIII,as terras eram dominadas pela aristocracia e o clero e os camponeses eram sujeitados a trabalhar quase sem remuneração, ou ainda, sem remuneração alguma,isso fazia caracterizar o feudalismo.A burguesia era de fato um dos grandes possuidores de renda daquela época já que dominavam o comercio, apesar de ter dinheiro,ficava abaixo da aristocracia e do clero,deixando os burgueses assim irritados ,já que o poderio econômico encontravas se em suas mãos,mas a força política estava nas mãos de outros.
Soboul cita em seu livro o autor Barnave e diz que ele foi o primeiro a formular a teoria da revolução burguesa,escrita em 1792,publicada em 1843,dizendo que essa revolução só aconteceu por conta de que as instituições aristocráticas giravam em torno do latifundiário e que isso trazia atraso a economia e que o povo não queria isso e sim uma nova distribuição de riqueza e poder e novas leis políticas que beneficiassem a todos.Mas o autor fala que isso não seria o suficiente para gerar uma revolução e que devemos olhar mais a fundo as características da sociedade francesa do antigo regime.
Como pode se perceber a aristocracia e o clero é bancada financeiramente pelos burgueses e camponeses e que a corte tentava de todas as formas continuar com seu privilégios,mas essa tentativa estava começando a se dispersar já que o pensamento iluminista começa a progredir os pensamentos dos burgueses que começaram a ver que a atual realidade não podia ser mais tolerada.Para evitar confrontos maiores a aristocracia lutou contra o poder absoluto para mais tarde assegurar sua posição social e o clero a autonomia administrativa tradicional.Mas o que eles não sabiam que estavam abrindo caminho para os burgueses e os camponeses ,posteriormente conhecido como o Terceiro Estado,lutarem contra eles mesmo.
O Terceiro Estado era composto por 96% da população francesa,quem dominava era os burgueses.esses trabalhavam com o comercio e os outros na sua maioria com o trabalho artesanal.A população era dividida entre os jacobinos (classe de pequena e media burguesia)e os sans-culottes(classe populares).a burguesia só se juntou com as massas contra a aristocracia porque a população ia se deixar subordinar pelos burgueses,e esses é claro iriam lutar por seus ideais.
No inicio muitos camponeses rural continuaram a favor do seu senhor ,mas ao começar perceber que eram explorados ,que nunca iriam ter suas próprias terras ,que não tinham direitos,começaram a ir contra as fazendas ,como os outros populares iam contra os castelos.
A Revolução Francesa se deu no ano de 1789,por causa da crise econômica girava em torno do país ,Soboul da exemplo do autor Jaurès,e diz que seu pensamento sobre a revolução é muito simplificada,já que ele pensa que a principal causa da revolução se deu pelo poder econômico e intelectual que os burgueses tinham,e Soboul retruca esse pensamento dizendo que uma das causas se deu por conta do aumento alimentício,os baixos salários que os camponeses tinham e que tudo isso começou a gerar fome entre a população.
Na visão de Tocqueville isso só poderia vir a se gerar uma revolução,e foi o que aconteceu,já que a fome começou a mobilizar a população que na sua maioria estava atingida.
O autor nos fala que os pensamentos revolucionários foi um dos grandes impulsores pra que houvesse a revolução,mas ele nos falar que esse pensamento chegou de forma diferente pra camponeses,artesãos e burgueses.Com a crise econômica,os miseráveis se multiplicando cada vez mais,os camponeses se preocupavam e se sentiam ameaçado com o rumo que o país estava tomando ,e não viram outra saída a organizar um complô contra saída a aristocracia .No final de julho de 1789 os camponeses forçaram pra que as milícias se unissem e fossem lutar na revolução,o mesmo aconteceu entre os burgueses que organizaram as milícias camponesas contra a aristocracia.Com toda essa revolução das massas rurais e da cidade unidas por causa da fome fez com que desde fins de julho do mesmo ano,o antigo Regime caísse ,com isso a burguesia começou a comandar o novo governo e a rebelião das massas.As primeiras ações após a derrubada do antigo regime foi a ,supervisão de impostos ,municipalizou o país e liberou as autonomias locais.
Por derrubarem o castigo regime as massas também queriam fazer parte do governo, e para os burgueses,e para os burgueses não entrarem em confronto com a massa ,foram criado clubes que tinham o papel de vigiar a administração,denuncia os contra os revolucionários ,proteger os patriotas ,lançar petições,imprimir planfetos e cartazes ;em outras palavras o clube é o coração do movimento revolucionário.
No dia 17 de junho, o terceiro Estado tomou o nome de Assembléia nacional, e no dia 27 de junho o rei ordena que o clero e a nobreza se unam com a assembléia, depois dessa junção a assembléia para a se chamar Assembléia constituinte.
A derrubada do antigo regime fez com que o feudalismo fosse junto com ela, já que a Assémbleia nacional queria que houvesse uma reforma agrária sem indenizações aos seus antigos proprietários, mas de fato não foi bem isso que houve, já que pelo decreto do dia 15 de março de 1790, fala que há dois tipos de feudo: dominante e o contratante. O dominante com característica de corvéia ,servidão ,direito de caça ,esses não iam ser indenizado;agora o contratante ,de caráter burguês ,esse ia ser ressarcido pelo “prejuízo”.De fato para a maioria das massas essa decisão foi muito decepcionante.
Ainda nas questões dos direitos, a liberdade de imprensa era aceita mais com certas restrições (não perturbar a paz publica), a liberdade de custo se tornava tolerada e igualdade cível,ou seja ,a lei é igual pra todos .Os direitos políticos foram divididos em três alas:cidadãos ativos chamado de assembléia primarias :eleitores que formavam as assembléia eleitorais ,e os que eram eleitos chamado de assembléia legislativa .
Soboul mostra no seu livro, quem sempre perdendo era a aristocracia e não a burguesia, principalmente por conta do feudo .Muito camponeses que não podiam pagar a sua liberdade começaram a se chocar com essa aristocracia,que gerou outra guerra civil .A aristocracia preferia trocar o povo ,o concede lhe o fim do feudo e sua liberdade.
Com outra revolução ,o rei Luis XVI foge para Varennes,largando o povo a sua própria sorte.
Cada vez mais a revolução ia se estendendo a Europa .Em abril de 1792 a burguesia mercantil chamava de girondinos declaram guerra continental,e tinha como objetivo atacar o antigo regime europeu ,ou melhor atacar a aristocracia.Mas os girondinos estavam sendo vencido já que não aceitavam ajuda do povo.Com isso uma parte da burguesia viu que não conseguiria vencer sem o povo ,agora chamado de Sans- Culottes.
Com a execução do rei ,a nação agora servia mais perto da republica e se identificava mais com ela,os girondinos preocupados com a independência do pais não quiseram mais fazer aliança com o povo ,e agora estava fazendo o papel da aristocracia.
Com a fome ainda rondando o país ,o salário ainda era baixo ,já que seu aumento se dava por conta da subsistência e não pelo valor real do trabalho ,o ódio a nobreza ,quere acabar com os privilégios,querer ser todos iguais ,acreditar na aristocracia e ser enganado ,fez com que o comportamento terrorista do povo explodisse em 1793 e ficasse conhecido como terror .
O terror era o meio de defesa nacional e revolucionário, e defesa nacional e revolucionária, e tinha como objetivo defender a republica, pois a republica viria a torna –se um governo instituciona.Pra eles o terror era sentimento da nacionalidade e que era contra os aristocratas e aqueles que se unissem a ele.
Com isso surgem os jacobinos que eram organizações populares mais de modo mais popular,unem-se aos Sans-Culottes para assim lutares pelos mesmos ideais que eram a liberdade e igualdade que todos ansiavam.os jacobinos eram clubes que tinham o comando de assembléia parlamentar,que foi criada pelo acaso.Apos tanta luta conseguem o governo.No fim do inverno do ano II(novo calendário Frances)o governo revolucionário,que com muita luta tinham conseguido conquistar,os próprios Sans-Culottes não acreditavam no governo jacobina.
Um dos grandes representantes do governo jacobina era Robespiere.
Após tentativas de morte contra Robespiere,ele acabou sendo assassinado,e isso fez gerar mais conflitos dentro do país,ficando conhecido como 9 Termidor.
O 9 do Termidor acabou repartindo o poder político,os clubes jacobinos foram dissolvidos e o povo descontente com o governo não percebia que isso iam os prejudicar ainda mais.Os Sans-Culottes queriam um governo forte,mas não imaginavam que iriam ter quer obedecê-lo.
O governo jacobina não estava indo a favor dos ideais dos Sans-Culottes e mais uma vez estava seguindo o caminho da aristocracia e esquecendo das massas.
As massas já estavam desesperançosas, pois durante anos lutavam sem cessar a favor de seus ideais,mas eram sempre deixado de lado pelos governantes que só pensavam no seu próprio bem estar.Os burgueses mesmo após a Republica,não quiseram dividir suas terras com as classes populares,já que se vinhesse acontecer isso o comercio ,a industrialização,a arte deixaria de existir.
O 9 do Termidor foi a retomada do poder pelos girondinos.
O livro agora fala da Declaração dos Direitos Humanos que precede a constituição ,e diz que os termidorianos foram mais cautelosos a criarem as declarações do que os constituintes quando fizeram a constituição. A Declaração dá direitos de liberdade econômico;cidadão maiores de 21 anos, residentes a um ano no país, pagando seus impostos, tornava-se cidadão ativo;e a igualdade de lei para todos.
Soboul ainda diz que com tantas lutas dentro do país,os impostos não eram mais pagos pela população,a crise econômica so fazia aumentar principalmente por conta de colheitas má sucedidas,tudo isso fez com que o tesouro nacional acabasse se esvaziando e obrigando o país a fazer compra no exterior e que regulasse o consumo da população.
França agora estava estagnada,a economia fragilizada ,a ausência de produção de massas só faziam piorar a situação.A solução foi a cassação de 49 departamentos do governo,177 deputados onde a pratica da hipocrisias se encontrava ali afinal,mas so isso não bastava.
Bonaparte assumindo o poder nomeou novos senadores,a organização administrativa estava mais centralizada,o executivo era nomeado e podia ser dispensado a hora que ele queria,dispõe da força armada e nomeia os generais.
“Bonaparte já tinha proclamada com a maios simplicidade: “Eu,sozinho,sou o representante do povo” .(pg.94)
Soboul conclui dizendo que a França sempre viveu numa ditadura disfarçada,e que a maior vitoria do povo foi o fim do feudalismo e o começo de uma nova relação social,a queda do antigo regime é o novo caminho para o capitalismo;e que a Revolução Francesa deveria se chamar Revolução Ocidental,já que se iniciou nas colônias inglesas da America,indo para Suíça,países-baixos,Irlanda,França,Alemanha,Itália e etc.,todas tendo a burguesia no poder,ou melhor dizendo,que as revoluções que desencadearam na Europa deveriam ser chamadas de Revolução Burguesa.
Soboul finaliza explicando que as Revoluções Burguesas Clássicas tem como objetivo a queda do regime senhorial e da feudalidade para constituir-se uma sociedade capitalista e democrática liberal,que foi o caso da França.

2 comentários: