sexta-feira, 13 de maio de 2011

ANALISE DO FILME "O HOMEM QUE NÃO VENDEU SUA ALMA" COM TEXTO "UTOPIA"DE THOMAS MORE

Após ter lido o texto “Utopia” e ter assistido o filme “O homem que não vendeu sua alma” pode se notar que a historia se passa na Inglaterra e tem como rei Henrique VIII no poder onde esse rei tem um pensamento um pouco diferente da igreja católica cristã, pois acontecem justiças e injustiças no decorrer do sec.XVI.
No livro e no filme se vê muitas passagens do feudalismo para o capitalismo, onde a terra não é mais cobiçada como na era medieval, e que a maioria gostariam de prestar serviço ao rei, principalmente num cargo de respeito ou torna-se um nobre, juntando-se assim um pouco de riquezas.
Na Inglaterra as leis tinham que ser respeitadas e compridas, e aqueles que não cumprissem teriam como punição a sua própria morte apesar dessas leis favorecesse os interesses do rei e não exatamente da população.
O conjunto das obras percebe-se que é uma época que já se teve a reforma protestante com Lutero e que a igreja católica já não é a única a comandar a todos, apesar de haver um pensamento muito medievalista principalmente no filme, a relação da igreja e o rei, sempre entram em conflito, pois a igreja mesmo com o seu enfraquecimento possui um poder político e religioso muito forte na Inglaterra e quanto Henrique VIII quer todo esse poder para si.
O livro “Utopia” é muito complexo e fica mais fácil de debater e /ou comparar após assistir o filme “O homem que não vendeu sua alma”, pois esse dá uma visão melhor da época e como estava a situação do reino e da igreja no sec.XVI, após a reforma protestante com o Lutero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário