sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ANALISE HISTORIOGRAFICA

DISCUTA COMO A HISTORIOGRAFIA ABORDA O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA REPUBLICA
Inicialmente a autora nos explica que os documentos foram escritos entre as décadas de 60 e 80tendo como objetivo explicar a passagem do Império para Republica. Outra coisa que a autora fala é que devemos levar em consideração o período que foi escrito o documento já que é a partir dele que se começa a questionar sobre o passado.
Entretanto na própria historiografia Janotti nos fala que a Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro não faz muita questão de falar da passagem da monarquia para a republica, já que esse tema não interessava muito para a revista no momento. Mas não só a revista mais também muitos intelectuais da época não sabiam o que escrever sobre o período já que a monarquia terminava e entrava a republica com muitas perguntas e poucas respostas trazendo muitas duvidas aos pesquisadores da época.
Com a historia contemporânea começaram a fazer uma historiografia dos anos inicias da República,dizendo que a passagem do Império para Republica foi feita de maneira passiva,mas que em 1910 houve uma ruptura desse pensamento já que essa transição foi feita de luta entre civis e militares. Mas a maioria da historiografia divulgada tende a valorizar a figura do civil como o percussor do desenvolvimento do país,tendo a figura dos cafeicultores paulista como exemplo.
Nos anos 70 a historiografia teve como destaque os estudos políticos tendo como principal foco a criação do Partido Republicano,Liberal e Conservador.Outra característica que a historiografia teve foi a nova ideologia que implantou na cabeça dos militares tendo o discurso positivista como seu mentor e deixando de lado a pratica militar.
O tema social teve como estudo as diferentes classes urbanas (burguesia agrária e industrial,ex-escravos,trabalhadores livres e etc.).
A historiografia econômica fica por conta dos paulistas (agrária,industrial,financeiro) que por muito tempo foi modulado como historia econômica do Brasil,dando todo o prestigio aos paulistas.A historia de São Paulo era a historia do Brasil,já que era nesse estado que tudo de mais importante(ate o momento achavam) acontecia.
Nos anos 70 e 80 a produção historiográfica largou a historia de longa duração,dando importância a historia do individuo como produtor da historia nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário